Está foi uma pergunta de uma colega de trabalho, achei interessante criar post e colocar aqui no grupo, claro é meu ponto de vista.
Para falar sobre isto eu irei colocar em pauta o python, que nasceu em 1989, ou seja, eu tinha acabado de nascer Rs. brincadeiras à parte, mas vamos ao que interessa.
Python começou a ser popular quando começou a era de ciências de dados, machine learning, ou seja, depois de 20 anos de existência agora que o python começou ser popular, o que quero dizer com isso é, quando houver necessidade o OpenStack vai ficar muito popular, na verdade isto já está acontecendo com a cloud computing principalmente quando falamos de multicloud ou híbrida.
Agora você sabe quando vai ser ainda mais popular?
Quando os hardwares baratearem, daí as empresas vão começar em ter mais segurança e escalabilidade, imagina você na sua empresa com sua cloud privada em openstack e orquestrado suas máquinas ou aplicações para nuvem pública sem o mínimo de esforço isso seria magico né, mas resumindo: O OpenStack ainda não tem muitas pessoas qualificadas nesta solução e hardware ainda está muito caro acredito que em 2022 o openstack vai estourar, bom pessoal é isso espero que goste deste post, e gostaria que vocês compartilhassem ou comentassem sobre este assunto, vamos criar uma comunidade para ajudar as pessoas.
Ah também tenho um curso gratuito aqui, veja como implementar o openstack clique aqui!
Realmente, eu trabalhei com OpenStack por algum tempo, mas ele é muito complexo a implementação, depois de implantado é fácil, hoje eu utilizo cloud aws, mas se fosse para eu escolher algo open sourse para virtualizar ou híbrido seria Proxmox, ele é muito mais fácil de instalar e administrar.